quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sony reconhece falhas no disco de Gran Turismo 5 e diz que tomou providências



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Você comprou a versão brasileira de Gran Turismo 5 e voltou para casa feliz por contribuir com a indústria de games brasileira. Mas abriu o pacote e viu um disco que parecia pirateado? Com falhas na impressão e cores imprecisas?

Foi esse o relato que recebemos de vários jogadores, como Thiago Silveira:

  “Acabei de comprar GT5… é a versão prensada e impressa no brasil (identificada pela classificação indicativa). Porém, como aconteceu com Heavy Rain, o acabamento é muito porco. A contracapa, como todo jogo exclusivo do PS3, geralmente vem com uma arte. A versão BR não. Vem em branco. A impressão do disco é ridícula, mal feita. A qualidade é bem abaixo das versões gringas”.

Você não está maluco, Thiago, e nem foi enganado por algum vendedor espertinho. A Folha Online também publicou relatos de jogadores que compraram edições defeituosas. A Sony reconheceu que o primeiro lote de Gran Turismo 5 lançado no Brasil tinha defeito na impressão da mídia, como muitos leitores reclamaram.

“A reclamação que chegou até mim não é do encarte, mas é da impressão na mídia. O produto é perfeito, está funcionando corretamente. Nós fizemos uma reunião na semana passada com a [Sony] DADC Brasil, e está resolvido. O próximo lote vem com uma qualidade melhor”, disse Anderson Gracias, gerente da divisão de videogames da Sony no Brasil, durante evento promocional de GT5 no dia 11 de dezembro em São Paulo.

O chefe de games na Sony Brasil não especificou qual foi o problema que causou as falhas de acabamento no produto. Até o momento também não está claro se os jogadores que se sentiram lesados poderão trocar o produto.
De Manaus para o Brasil

A produção do jogo em Manaus, no Brasil, segundo Anderson, fez com que o jogo não pudesse chegar aqui no mesmo dia do lançamento na América Latina. O lançamento mundial foi dia 24 de novembro; a América Latina recebeu essa versão “internacional” no dia 30 de novembro, e as lojas brasileiras passaram a receber a versão nacional a partir de 7 de dezembro.

Segundo Gracias, porém, não foram registradas queixas com o encarte. Ele também diz que o problema não é falta de investimento por parte da Sony. “As diferenças existem. Não é porque investimos menos, ou porque o material é inferior. Não é isso. Imprimir uma coisa aqui e imprimir no vizinho é diferente. A gente não viu problemas no encarte, a gente viu problemas na mídia”, completou.

A previsão da Sony é de vender 50 mil unidades de Gran Turismo 5 até o final do ano no Brasil – mesmo número de vendas de God of War III no país. Anderson diz que, com a unidade da Sony em Manaus, ficou “muito mais fácil” produzir. E eu só espero que essa “facilidade” não se torne inimiga da perfeição. Ou então vai ficar cada vez mais difícil apoiar o mercado brasileiro.

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