quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Lançamento do Kinect no Brasil desaponta

RIO - O lançamento no Brasil do controle Kinect para Xbox 360, nesta quinta-feira deixou muita gente desapontada. A Microsoft não conseguiu produzir aparelhos suficientes para atender à demanda mundial e apenas cerca de mil unidades foram entregues no país inteiro. A Fnac da Barra da Tijuca, por exemplo, recebeu 14 peças que acabaram em cinco minutos.

- Recebemos menos de cem unidades, para distribuir por nossas 25 lojas espalhadas pelo país - conta Marcos Khalil, sócio-fundador da UZ Games. - A propaganda em cima do Kinect encantou os gamers e, de fato, é o melhor produto na área de jogos que já vi nesses últimos dez anos. Mas nesse exato momento ele já esgotou nas lojas nos EUA, Europa e Japão.

Nas lojas da rede o telefone não para. A ordem da diretoria é abrir os estabelecimentos e vender por ordem de chegada. Ou seja, não houve pré-venda, reserva ou retirada antecipada, nem para clientes, nem para donos, ou funcionários de qualquer loja. E, como cada loja recebeu no máximo três unidades, o pequeno estoque acabou de imediato. Os jogos para a versão brasileira do Kinect também vieram em pouquíssima quantidade.

- Dos quatro títulos, só recebemos um - explica Khalil - Não temos muita esperança de receber novas grandes remessas antes de dezembro. E, provavelmente, as próximas nem serão tão grandes assim. A demanda é altíssima e a oferta insuficiente. (Leia também: Kinect chega esta semana ao Brasil para revolucionar jogos eletrônicos )

Na loja da rede no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, houve casos inusitados que exigiram interferência imediata da gerência.

- A primeira consumidora da fila entrou disposta a comprar todas os Kinects da loja. Obviamente as outras pessoas da fila protestaram, com toda razão. Decidimos então que cada pessoa só poderia comprar um produto, e só poderia entrar na fila uma vez - relata Khalil - Não pudemos nem dar prioridades, como por exemplo, para um menino que chegou à loja em cadeira de rodas depois da fila formada e queria ser atendido primeiro.

Com o hardware produzido em Cingapura e na China, mas os jogos para português do Brasil produzidos no México, a Microsoft não está conseguindo suprir as quantidades suficientes.

- O controlador reconhece comandos de voz em nossa língua graças a um software especial que custará R$ 149 - explica - Isso significa que quem comprar um título lá fora precisará dar comandos em inglês para o jogo.

Khalil acredita que até o Natal haverá mais três ou quatro remessas de aparelhos, todas pequenas. Mas a própria nova versão do console Xbox 360 está em falta nas lojas.

- O cliente que for suficientemente sortudo de conseguir comprar um Kinect e quiser um console novo, terá que esperar. É uma pena a falta da estrutura da Microsoft nesse episódio - lamenta Khalil.

Nos sites autorizados pela Microsoft para venda do Kinect, em nenhum deles o aparelho está disponível - Submarino, Saraiva, FNAC, Extra, Casas Bahia, Ponto Frio, Kalunga, Wal-Mart, CTIS, Shoptime, Digimer e Brasoftware, nenhum deles o tem para venda online.

Na rede Wal-Mart, apenas cinco lojas, todas em São Paulo, receberam o Kinect. No Rio, nenhuma. No site Mercado Livre, várias ofertas encantam os gamers, mas nenhuma delas é para entrega imediata. A Microsoft, procurada pela Digital & Mídia desde ontem, não deu posição oficial até agora acerca do lançamento.


Eu pretendia comprar o kinect nacional em dezembro, mas pelo visto, nos só vamos conseguir um por importação, Microsoft fez pouco do Brasil ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:

Não Flood
Não Xingue
Não Divulgue Outros Blogs
Não Limite palavras
Seja o mais Claro o Possível
Não tenha preguiça
Utilize quantos caracteres forem precisos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...