domingo, 14 de novembro de 2010

Cientistas desenvolvem decodificador que vai procurar por DNA alienígena em Marte

A primeira ideia que surge quando se ouve a palavra “alienígena” é de algo muito diferente dos seres humanos, não? Mas, segundo uma equipe de cientistas americanos, a vida na nossa vizinhança deve ser provavelmente parecida conosco.

Seguindo essa linha de pensamento, eles estão desenvolvendo um protótipo de decodificador de DNA alienígena – o Busca por Genomas Extraterrestres (BGET) – que esperam enviar a Marte a bordo de uma missão da NASA prevista para ser lançada em 2018.

O raciocínio vem da premissa de que Marte e a Terra têm trocado um bilhão de toneladas de rochas ao longo de suas vidas. E alguns dos micróbios clandestinos a bordo dessas pedras podem ser bastante resistentes, sobrevivendo à viagem. O DNA é bastante durável também. Na superfície de Marte não iria durar muito tempo, mas protegido contra a radiação UV, o DNA pode ficar dormente em Marte por um milhão de anos.

O decodificador de DNA será projetado para cavar. Se alguma vez houve vida em Marte, ou se há matéria orgânica enterrada lá de outras origens, seja da Terra ou de qualquer outro lugar, o BGET deve ser capaz de isolar, amplificar e identificar os ácidos nucléicos do planeta, sem nenhuma viagem de retorno necessária.

A tecnologia ainda está alguns anos longe dos testes. Quando estiver preparada, os pesquisadores vão testá-la em campos no deserto de Atacama, no Chile, ou na Antártica, dois dos locais áridos da Terra que são parecidos com os desertos frios de Marte. Se tudo der certo nos testes, o BGET estará caçando blocos construtores de vida no planeta vermelho na próxima década. 

Reino Unido: Presos com bom comportamento jogam videogames


Uma interessante curiosidade: No Reino Unido, cerca de 36 mil prisioneiros são autorizados a utilizar videogames, desde que tenha os pré-requisitos de bom comortamento alcançados. Confira a declaração do Ministro da Justiça:

  “Desde o dia 23 de Julho de 2008, nenhum fundo público foi utilizado para comprar videogames para os nossos presos. Eles devem ser comprados pelos próprios prisioneiros, sua familia ou por amigos.”

Muitos demonstraram reações contra a decisão, dizendo que a prisão não deveria ser um local voltado para “divertir” os presos. Mas o que me chama atenção é qual seria o console favorito? Wii, PS3 ou Xbox360?

Chrome quer carregar páginas antes que o usuário precise delas


A busca pelo melhor desempenho na web  é incansável. O Google estaria trabalhando em um recurso para o Chrome que permitiria que as páginas carregassem no navegador antes que elas fossem necessárias.

A proposta é fazer com que as páginas sejam pré-carregadas em guias em segundo plano para permitir carregamento de páginas mais rápido. Como o navegador utiliza abas, múltiplas páginas podem ser carregadas simultaneamente utilizando compartimentos de memória separados. Essas abas estariam em uso, mas ocultas na interface do usuário.

Neste caso, quando há uma página web pré-carregada o navegador pode simplesmente ativar a página ao invés de carregá-la.

Uma das dificuldades do projeto, no entanto, é decidir quais páginas seriam pré-carregadas e quando remover páginas não lidas da memória. Outra complicação é que as ferramentas de estatísticas da web terão de ser capazes de distinguir entre a exibição da página real e o pré-carregamento.

O projeto foi descrito no Google Code, o site com conteúdo para desenvolvedores, e está previsto para chegar ao código base do navegador em fevereiro.

Robô japonesa estreia como atriz






Robôs em fábricas são definitivamente coisa do passado. Hoje, robôs humanóides estão perambulando por todos os lados, dão banho em pacientes de hospitais, servem drinks, fazem panquecas... Onde mais um robô poderia ocupar um lugar que era exclusivo dos humanos? No teatro!

A robô japonesa Geminoid F fez sua performance de estreia nos palcos interpretando a peça Sayonara, com 20 minutos de duração, no Festival de Artes de Tóquio.
Ela passou todo o tempo sentada no palco e era controlada por uma humana fora da cena. A atriz de metal contracenou com uma atriz de verdade, que disse ao ITN News  que se sentiu um pouco sozinha no palco. O diretor da peça, no entanto, se disse entusiasmado com a possibilidade de controlar seu ator.

Ainda é cedo para dizer se robôs atuarão lado a lado com pessoas. Mas veja abaixo uma amostra do que a Geminoid é capaz:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...