sábado, 4 de dezembro de 2010

IGN dá a entender que novo Super Smash Bros. está a caminho

imagem


O site norte-americano IGN publicou ontem uma enquete perguntando aos seus leitores qual jogo da série Super Smash Bros. eles preferem. O notável é que, no texto introdutório da página, o site dá pistas de que um quarto título da franquia pode ser anunciado em breve.

imagem


"É difícil não pensar na franquia com o 3DS sendo lançado no início do ano que vem e um possível Wii 2 no horizonte," diz o artigo. O redator do site então dá a dica: "Nós temos muito a falar sobre Smash Bros., e com certeza vocês ouvirão mais sobre a franquia nos próximos meses."

imagem


O último lançamento da série de luta de Masahiro Sakurai, Super Smash Bros. Brawl, foi anunciado durante a E3 de 2005, mostrado ao público pela primeira vez no evento do ano seguinte e lançado no início de 2008 para o Wii - um pouco mais de seis anos após a estreia de Melee no GameCube.

Lineage 2 Goddess of Destruction ressuscitará antigos players

imagem


A empresa coreana NCsoft ja anunciou a vinda de uma expansão para o MMORPG Lineage 2 chamada de "Goddess of Destruction".
Com esta expansão o jogo reconquistara a vontade dos antigos players que já tiveram a experiência alucinante neste grande jogo.
Pelo visto a jogabilidade vai ter pequenas modificações parecidas com a jogabilidade do Aion e os efeitos PVE estão fantásticos, cheios de ação e emoção. Esta expansão está totalmente refeita e alguns lugares vão ser destruídos devido a história que esta ficando cada vez muito mais interessante.
A NcSoft ainda não estipulou uma data específica para o lançamento da expansão mas há algumas coisas que podemos concluir com base na GStar Game Show, a maior feira de MMOs do mundo.

imagem


Principais conteúdos da expansão.

• 34 novos lugares para upar
• 400 novas armas e armaduras
• 60 novos tipos de bosses
• Awakening system
• Skills exclusivas de classes e ataques de skill extremamente poderosas
• O sistema de combate terá mudanças significativas, como por exemplo, novas AOE (Area of Effect) skills serão acrescentadas a todas as classes do jogo
• Um upgrade (atualização) absurdo no que diz respeito aos gráficos do jogo. Cenários lindíssimos, paisagens maravilhosas, novas cores e melhores renderizações.
• Haverá mais interação entre os characters
• Terá uma nova movimentação dentro do jogo, o chars irão voar através de um novo sistema de transporte. Parece que terá algo parecido na cidade
de Aden.
• Cidades como Elven Village, Dark Elven Village and Talking Island não irão mais existir. A Goddess of Destruction (Deusa da Destruição), Shilen criará novas cidades.
• Haverá facilidades para novos players, como por exemplo, um novo modo de evoluir para a 3ª classe.
• Stigma System e 4ª classe: Com a ressurreição da Deusa, os humanos receberam parte de um poder espiritual (spiritual power). A Ncsoft não
deu muitos detalhes sobre este assunto, mas disseram uma das mudanças vai ser aumentar o level máximo, também não ficou claro e há boatos que será até o level 90, mas nada é certo por enquanto estamos aguardando as novidades.
 

Bionic Commando Rearmed 2 vídeo preview de 3 minutos

imagem


Bionic Commando Rearmed 2 ira sair para PS3 e Xbox 360, com data de lançamento prevista para o início de 2011.

O jogo irá manter a mesmas características do original, com um 3D em side-scrolling e o famoso gancho biónico. Estão prometidos novos ambientes, um novo vilão, General Sabio, muitos desafios, novas armas e novos movimentos.

Os graficos também irá sofrer um upgrade, principalmente a nível do detalhe dos personagens, com texturas mais detalhadas e cores mais vibrantes.

Preview
 

 

Need for Speed Hot Pursuit sem interface e com efeitos de iluminação mais realistas

Um novo mod para o jogo Need for Speed Hot Pursuit desliga a interface e acrescenta efeitos de iluminação realistas.

imagem

Quem olha para Need for Speed Hot Pursuit e vê as condições de luminosidade, os faróis do carro, ou a iluminação da pista que irrita pode ficar feliz a agora
com esse novo MOD.

O Modder "An7hraX" fez uma modificação para o jogo de corrida adicionando
uma melhor interface com efeitos de iluminação mais realista. 

 
Um video de 10 minutos que poderá ver abaixo irá mostrar um pouco de como
ficou o jogo após o Mod. Você pode fazer o download no sites para os fãs
do jogo no site nfsplanet, lá você poderá encontrar mais informações
sobre o MOD. 

Protagonista de Yakuza 4 detalhado em vídeo

Atenção fãs da lendária SEGA, a empresa divulgou hoje um novo vídeo de uma de suas franquias de maior sucesso em território japones: Obviamente estou falando da ja anunciada sequência Yakuza 4.

No vídeo, podemos conferir em maiores detalhes de um dos protagonistas do título, Shun Akiyama. Onde podemos conferir além de seus movimentos de luta, seus ideais e metas que o fazem seguir em frente.

Yakuza 4 já foi anunciado oficialmente para o dia 15 de Março de 2011, exclusivamente para o consoles Playstation 3 da Sony. Um ano após chegar no Japão, a série conseguira obter o mesmo sucesso?
 

Rumor: Lista parcial de personagens para Street Fighter vs Tekken

 

Prontos para mais um rumor? Espero que sim. “Fontes misteriosas” (sempre podemos contar com a criatividade delas certo?) agora surgem com uma suposta lista parcial de personagens para Street Fighter vs Tekken.

Apesar de não oficial, a lista não chega a ter nada muito surpreendente, excluindo na minha opinião a presença de Dan e Jun, mas confira por si mesmo e tire as suas próprias conclusões, juntamente com o vídeo ja revelado para quem ainda não conferiu…

Street Fighter:
* Ryu
* Ken
* Chun-Li
* Dan Hibiki

* M.Bison
* Vega
* Cammy
* Dhalsim
* Zangief
* Sakura
* Akuma

Tekken:

* Kazuya Mishima
* Jin Kazama
* Nina Williams
* Paul Phoenix
* Christie Monteiro
* Jun Kazama
* Heihachi Mishima
* King
* Kuma
* Forrest Law
* Hwoarang
* Yoshimitsu

IE9 Beta 2 disponível na Internet de forma não oficial

O Internet Explorer 9 é um browser em construção e perto da versão final. Está a tornar-se aquilo que se pretende de um browser. Fiável, rápido e robusto, como se quer que um browser seja. A versão Beta trouxe para os utilizadores tudo o que se tinha visto nas diversas previews que foram sendo libertadas.

A versão final é esperada para o início do ano e não seriam esperadas novas versões até essa data, mas surgiu agora na Internet uma versão Beta 2 que vem mostrar ainda mais de perto o que será a versão final. Esta versão, apesar de ser uma versão da Microsoft, saiu para a rua uns dias mais cedo do que esta desejava.

imagem


Apesar de ser uma nova versão, as novidades são muito poucas, o que vem provar que a versão final está muito próxima de ser apresentada. Esta nova versão começou a aparecer nos sites de partilha de ficheiros no passado fim-de-semana e depressa se espalhou por toda a Internet.

O número de versão que lhe foi atribuída foi 9.0.8027.6000, o que prova ser uma versão nova. A última preview disponibilizada tinha o número de versão 9.0.8023.6000. As propriedades do instalador mostram que esta versão foi criada na passada sexta-feira, dia 19 de Novembro.

As novidades, numa primeira utilização, são quase nulas, e é apenas com uma utilização mais pormenorizada que são encontradas. Aliás, a única que foi descoberta foi a possibilidade de termos informação relativa à velocidade de transferência, no gestor de downloads. Na versão anterior era necessário passarmos o rato em cima da transferência para obtermos essa informação.

A ausência de alterações apresentadas na interface do IE9 vem demonstrar que esta está pronta e que deve tudo o que os utilizadores já conhecem e se habituaram a usar vai ser disponibilizado na versão final.

imagem


No passado mês de Novembro a Microsoft anunciou a passagem da barreira dos 10 milhões de downloads da sua versão Beta e posteriormente a isso foi ainda lançada a preview 7 deste browser. Esta preview veio apenas mostrar tecnologia entretanto adicionada a este browser e reclamou para si uma melhoria na ordem dos 354% no Javascript, de acordo com os testes de benchmarks da WebKit SunSpider.

Se quiserem testar esta nova versão basta pesquisarem um pouco na Internet e vão achá-la. Basta que procurem bem e de certeza que encontram.

É esperado que a versão final deste browser seja disponibilizada em Janeiro do próximo ano, por isso vamos a ver que outras novidades nos vai trazer a Microsoft no IE9 até lá. A fasquia é alta e muitos outros estão a tentar ultrapassá-la.

Novo trailer do shooter online Mindjack

imagem


Mindjack e um shooter online de ação a ser produzido pela Feelplus.

O jogo vai levar-nos para o ano de 2031, onde as tecnologias sofisticadas e complexas estão a contribuir para os avanços da humanidade. Contudo, os governos estão a cair, poderes corruptos sobem ao poder e as conspirações crescem.

Neste jogo assumimos controlo de um "Mind Hacker", e como é referido pelo nome, podemos hackear as mentes dos nossos inimigos. Mas atenção, a nossa mente está igualmente sujeita a ser hackeada por outros.

Vão existir elementos RPG como a experiência para expandir-mos as nossas habilidades.
 
Mindjack vai ser lançado ano que vem para PS3 e Xbox 360.

Mais vídeos do playstation phone?

Aqueles de vocês que têm acompanhado a saga Playstation Phone provavelmente já sabe que alguns "espiões" gravaram alguns vídeos e começaram a colocar ele na internet, mostrando algo que parece um sony Ericsson Xperia, combinando as fotos inicialmente revelada pelo Engadget.

Isto parece cada vez menos como um segredo, e seria surpreendente que a Sony pode realmente negar a existência do telefone até fevereiro (a data que foi inicialmente sugerido pela Sony Ericsson), como alguns sites dizem que poderia até ter um anúncio logo em dezembro, dia 9 (próxima semana).

A causa deste telefone suportando jogos reais PSP continua a ser, embora o meu palpite é que isso não acontecerá a menos que o telefone incorpora um processador PSP, como forma de emulação exigiria muito trabalho. Muito provavelmente, a compatibilidade PSP não vai acontecer, o que parece ser confirmado pelos rumores que a Sony quer que o telefone a ser marcados com o nome do Xperia ao invés de Playstation.

Quando as fotos foram lançadas na internet, criei uma news aqui na game vicio, a news foi acusada de fake e deletada.
Maior prova que os videos de que o aparelho existe? Realmente só com ele na mão agora. =)

Vamos esperar e, enquanto isso, aproveite os vídeos.
 

Um pôster com as fotos de 170 consoles

Você conhece o site Consollection? Lá é possível encontrar uma lista com 170 videogames que abrange quase 40 anos da história dos jogos eletrônicos. Com um pequeno resumo sobre cada uma da máquinas e em alguns casos até uma foto da caixa, é fácil perdemos vários minutos navegando por lá e há de se elogiar essa bela homenagem feita por dois amigos.

Mas o real motivo desse post é falar sobre o recém-lançado pôster que eles estão vendendo. Nele estão todos os consoles encontrados no site dispostos em ordem cronológica, além de seus nomes, a fabricante e a data de lançamento. Medindo 84,1 x 118,9 cm, ele ficaria muito bonito na parede de qualquer gamer e o único motivo a lamentarmos pode ser o preço, € 29,00 com o frete, ou algo em torno de R$ 65.

Contudo, preciso admitir que o que eu gostaria mesmo de comprar era a bonita camiseta criada por eles e principalmente, o fantástico livro que inspirou a criação do site.

imagem

Prototype 2 Confirmado - Murder Your Maker Teaser

Na semana passada, houve noticia sobre um novo Prototype.

Hoje, um pequeno clipe foi colocado no site sobre ele mostrando pedaços do original prototype, misturado com várias outras telas.

Embora não oficialmente foi anunciado o jogo, podemos dizer que Prototype 2 esta Confirmado.

Murder Your Maker - Teaser
 

Ubisoft dá dicas das novidades em Assassin's Creed 3

imagem


Um inquérito da Ubisoft sugere que a editora está a estudar uma série de inovações para o seu próximo jogo da série Assassin's Creed, onde se incluem novas opções de personalização e um novo protagonista.

O inquérito realizado pela Global Mearket Insite, pergunta aos participantes até que ponto eles iriam receber bem uma série de características para o sucessor de Assassin's Creed: Brotherhood.

Entre elas estão uma "Eagle Vision" melhorada, que quando usada possamos ver os caminhos dos guardas, ou possamos ver dicas nos puzzles mais complexos, ou até detectar quando os personagens estão a mentir durante uma conversa.

Uma nova ferramenta onde possamos criar novas bombas através dos ingredientes que encontremos ao longo do jogo, também parece ser uma questão pertinente para a Ubisoft.

É também perguntado se os jogadores gostariam de continuar a história de Ezio como líder dos Assassinos, mas fora de Itália, ou se prefeririam um novo personagem num período histórico completamente diferente.

Não podiam deixar de questionar sobre o que os jogadores pensam dos modos cooperativos online e offline, novos modos multiplayer e personalização da experiência multiplayer (logos, avatares, objectos, nome de equipas, etc.)

A Ubisoft revelou recentemente que haverá um novo Assassin's Creed já no próximo ano e que irão investir na série forte e feio durante os próximos anos.

Checkpoints e progresso do Brasil no mercado dos games

O Brasil foi mais que um coadjuvante no mercado de videogames em 2010. Revistamos os momentos mais importantes do ano.

imagem


O argumento é batido, mas não deixa de ser verdadeiro: jogar videogame no Brasil não é fácil. De um lado, uma sociedade que parou no tempo e ainda vê os jogos como brincadeira de criança. De outro, um governo que não cria políticas para reduzir os impostos. No meio do caminho, uma pirataria corrosiva e uma sedutora indústria da importação cinzenta, sem declarar impostos, sem procedência.

Em 2010, esse argumento ainda é válido, mas a situação está com cara de que vai mudar para melhor. Cada vez mais as empresas estão caçando o mercado brasileiro, preparando lançamentos exclusivos. De outro lado, setores da imprensa e da iniciativa privada local preparam eventos que, confiantemente, batem no peito e bradam: “Queremos ser E3!”.

Compilamos uma lista dos eventos marcantes, sejam eles bons ou ruins, que definiram 2010 como um ano que sinaliza mudança para o mercado nacional de videogames. É pra ler, jogar e depois comer uma bela feijoada.

imagem


Brasil Game Show

Com cara de E3, stands bonitos, games ainda não lançados e celebridades, o evento carioca Brasil Game Show se mostrou um dos maiores do país. O grande destaque da feira, que rolou por dois dias, foi a presença de “Mortal Kombat”, game da Activision que ainda não foi lançado, além do comparecimento de um de seus produtores, Hector Sanchez. Para 2011, a organização promete dobrar a área utilizada e ampliar a feira para cinco dias de duração.

imagem


Lançamento do Kinect

A Microsoft do Brasil fez um trabalho louvável, ainda que esperado, para o lançamento do Kinect no Brasil. O periférico chegou ao mercado, ao lado de seus principais games. Acontece que a empresa não botou muita fé no sucesso do periférico que detecta movimentos: pouco mais de mil Kinects chegaram ao mercado. A procura foi bem maior que isso e, no primeiro momento, alguns consumidores ficaram sem acesso ao produto. Bola fora, mas que mostra a força emergente do mercado nacional.

imagem


PlayStation 3 é lançado oficialmente no país

Quase que subitamente, a Sony decidiu investir pesado na divisão brasileira do PlayStation. Parecia uma questão de tempo até que o PlayStation 3 fosse lançado aqui, talvez até mesmo fabricado por aqui, o que cortaria os custos. Bem, não foi bem isso o que aconteceu. Em 2010, o console da Sony chegou ao país custando R$ 1.999, o que jogou o PS3 em uma categoria diferente do Xbox 360, que tinha versão com dois games a R$ 999. Mesmo assim, a manobra mostra que o interesse da Sony é ficar no país definitivamente. Podia ser mais suave no bolso, mas nem tudo é perfeito.

imagem


“Halo: Reach” dublado em português brasileiro

“Halo: Reach” fechou a saga Halo no Xbox 360, pelo menos no tange games criados pela Bungie, estúdio que deu início à franquia em 2001, no Xbox original. O Brasil recebeu uma versão dublada do game, no mesmo molde que “Halo 3” e “Halo 3: ODST”. Ainda que meio brega aqui e ali, o esforço é sólido e competente. Claro, podia ter uma opção para mudar o idioma do game, mas o esforço de adaptação é visível e algumas performances são bastante incríveis. Ponto para a Microsoft!

imagem


“Starcraft 2” no Brasil

Fãs de games de estratégia não tiveram como reclamar do lançamento ostensivo de “Starcraft 2”, da Blizzard, em território nacional. O game, lançado para PCs a um preço bem camarada (R$ 50), ganhou uma versão dublada em nosso idioma e saiu no mesmo dia que nos outros países. A Blizzard, com isso, marcou sua entrada oficial no mercado brasileiro e, mesmo (ainda) sem indicar alguma versão tupiniquim para “World of Warcraft”, deu um importante primeiro passo em estreitar a relação da desenvolvedora com os jogadores brasileiros.

imagem


Troféu Gameworld, com a presença de Charles Martinet

Realizado em São Paulo, a entrega do troféu Gameworld, a maior premiação de games do país, em 2010, quis dar um passo maior e virou uma grande feira de games. Publishers, distribuidoras e importadoras tomaram de assalto o galpão que, por dois dias, respirou games. O grande convidado, no entanto, foi o bonachão dublador de Super Mario, Charles Martinet, que conquistou o público disparando seus famosos gritinhos do encanador bigodudo. Para o ano que vem, a ambição é trazer o guru da Nintendo, Shigeru Miyamoto, criador de “Mario”, “Zelda” e “Donkey Kong”.

imagem


Criador de “Braid” no Brasil

Um dos designers mais visionários da atualidade passou pelo Brasil, como parte do SBGames 2010, o maior evento de desenvolvimento de jogos do país, que aconteceu em Florianópolis. Jonathan Blow, criador do hit indie “Braid” passou pelo país, compartilhando sua experiência de ter financiado do bolso a criação do game, que se tornou um fenômeno, aclamado pelo público e pela crítica e acabou mudando a cara da indústria.

imagem


Lançamento de “Donkey Kong Country Returns” em São Paulo

A Nintendo brasileira resolveu agradar os fãs de “Donkey Kong” no Brasil e promoveu uma festa de lançamento do game no zoológico de São Paulo. Com uma área de 150m² decorada com itens baseados no game e funcionários prontos para mostrar o game, que podia ser jogado em diversas TVs, a Nintendo deu um vislumbre do que pode ser o mercado nacional daqui a alguns anos, com títulos de peso recebendo eventos temáticos no país.

imagem


Xbox Live oficialmente no Brasil

Promessa é dívida. A Microsoft vem prometendo uma versão nacional da Live há algum tempo e, a partir de 10 de novembro, quem mora no Brasil pôde criar sua conta nacional ou fazer a migração, sem custos. O serviço, claro, lançou com seus probleminhas, como um número menor de jogos na Live Arcade quando comparada à Live matriz. Além disso, os jogadores não podem baixar games que já tinham comprado no serviço, por isso a empresa recomenda um backup.

Mesmo com esses probleminhas, a distribuição massiva de cartões com códigos tornou a atividade de comprar Microsoft Points ou renovar a assinatura da Live Gold muito fácil para o consumidor brasileiro. Um passo fundamental para integrar o país e uma coisa impensável há alguns anos.

Zeebo pode ser testado em lojas de São Paulo e Rio de Janeiro

imagem


A Zeebo Brasil anunciou uma oportunidade especial para quem quiser conhecer o console da empresa. No mês de dezembro, as Casas Bahia, em São Paulo, Casa & Vídeo, do Rio de Janeiro, além das Lojas Americanas, Ri Happy, Extra e Walmart em ambos os estados, terão espaços especiais com Zeebos à disposição dos frequentadores.

A ideia é que os consumidores possam experimentar o sistema de jogos, conexão à internet e acesso a conteúdos educacionais baseado na rede 3G do console. Esta ação vem sendo adotada desde o dia das crianças pela empresa, e conta até com monitores para explicar um pouco sobre a plataforma.

“Ampliamos o número de lojas por conta do movimento de Natal e para dar a oportunidade de um público maior conhecer os diferenciais e as vantagens do Zeebo”, diz Brett Bissell, vice-presidente e gerente geral da Zeebo Brasil.

O Zeebo custa R$299,00, vem com três jogos, um joystick, um teclado e um mês de internet grátis. Para acessar a conexão com a rede, não é preciso ter um modem especial, acesso à banda larga, pagar qualquer mensalidade ou contrato. Basta ligar o sistema na TV.

Brasileiros criam protocolo para interpretar pensamentos

Brasileiros criam protocolo para interpretar pensamentos
imagem


Os cientistas da Unicamp desenvolveram um protocolo que facilita a interpretação dos sinais cerebrais lidos pelas interfaces cérebro-máquina, facilitando o controle de vários tipos de equipamentos.

Protocolo cerebral


O que era considerado ficção científica há pouco tempo, hoje é realidade: na verdade, muita ficção científica começa a ser deixada para trás.

As interfaces cérebro-máquina são exemplo desse avanço. Mas a comunicação com cada uma dessas interfaces é um processo trabalhoso e demorado.

Agora, o professor Paulo Victor de Oliveira Miguel, do Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca), desenvolveu um protocolo de comunicação, denominado "Ecolig", que vai permitir que praticamente qualquer aparelho eletroeletrônico seja controlado com o pensamento.

Este avanço, na opinião de Miguel, significará a inclusão de pessoas com dificuldades de acessibilidade de naturezas variadas.

A pesquisa teve como objetivo a criação de um tipo de comunicação diferente do que foi desenvolvido até o momento, principalmente quando se altera a característica servo-mecânica, ou seja, o aparelho a ser controlado.

Adeus aos teclados


A interação que existe entre a pessoa e o computador ou um aparelho celular passa, atualmente, pelo mouse e pelo teclado, por meio da digitação, seja através das teclas ou pela tecnologia de toque.

"Esse é só um exemplo de como temos uma dificuldade enorme hoje para continuar interagindo com dispositivos eletroeletrônicos", diz Miguel.

O foco principal e básico foi melhorar essa interação - eliminando o mouse e o teclado e passando o controle para as ondas cerebrais.

Um benefício imediato será o combate às lesões por esforço repetitivo, uma vez que os membros do corpo não serão mais utilizados como extensões servo-mecânicas para o controle ou a transmissão de informações para celulares, computadores e outros equipamentos.
Brasileiros criam protocolo para máquina de interpretar pensamentos
Cientistas de Cingapura desenvolveram recentemente uma Interface cérebro-computador que traduz as ondas cerebrais em quatro minutos. [Imagem: Shijian Lu]
imagem



Interface com nanodispositivos



Outro benefício imediato será o avanço significativo na interação dos dispositivos do tipo nano e microeletrônicos, que exigem uma interface mais adequada à sua miniaturização.

De acordo com Miguel, juntamente com o avanço da tecnologia, esta será uma mudança muito evidente nos próximos anos. "O investimento em micro e nanotecnologia revela claramente que não há como conectar teclado e mouse em algo que não se vê", afirmou o pesquisador.

Os nanorrobôs e outros dispositivos pequenos precisarão de um sistema de comunicação diferente, tanto do ponto de vista conceitual e técnico quanto de topologias de rede e estrutura de comunicação com vários desses dispositivos.

Na opinião de Miguel, essa é uma migração para uma área que está muito próxima da biologia, na qual cria-se um sistema de comunicação com colônias, sejam elas do tipo animal, biológico, celular ou bacteriana.
Brasileiros criam protocolo para máquina de interpretar pensamentos
Uma interface neural portátil, criada nos EUA, está ajudando no avanço das máquinas acionadas pelo pensamento. [Imagem: Bradberry et al./The Journal of Neuroscience]
imagem



Protocolo para ondas cerebrais



No que se refere às tecnologias "próximas aos olhos", prosseguiu o pesquisador, o protocolo permitirá que computadores e celulares, por exemplo, sejam utilizados em óculos especiais, com menor complexidade de fabricação, menor consumo de energia e com menos lixo eletrônico a ser tratado quando forem substituídos.

O mesmo se aplica aos dispositivos relacionados com a visão ampliada, onde as seleções de controles e informações podem acontecer mais rapidamente e com novos recursos.

O conceito principal envolvido em todo esse processo das interfaces cérebro-computador, ou cérebro-máquina, é muito parecido com a tecnologia desenvolvida para o eletroencefalograma.

Os sinais cerebrais são utilizados da mesma forma, só que nessa pesquisa foi desenvolvido um protocolo.

A partir de um aparente ruído, cujo sinal tem para o médico uma interpretação analógica - ele analisa o comportamento, verifica anormalidades e sinaliza o tipo de procedimento a ser adotado - foi realizado um procedimento um pouco diferente. Foi criada uma linguagem em cima dele.

"Isso é exatamente como se a pessoa estivesse usando uma coisa que ela sempre teve, que é a atividade cerebral, captada a partir de um simples contato com alguns sensores sobre o cabelo, para posteriormente entender um código. Constantemente estamos produzindo esses sinais que não estão sendo usados. O objetivo é fazer com que a pessoa possa controlar esse sinal de uma forma que ele emita uma certa linguagem", observou o cientista da computação.

imagem




Protocolo semiótico



Brasileiros criam protocolo para máquina de interpretar pensamentos
Um implante cerebral que aprende e evolui junto com o cérebro é outra das grandes inovações da área. [Imagem: Arturo Sinclair/UF]

Segundo Gilmar Barreto, orientador do trabalho, um grupo de pessoas que pode se beneficiar desta tecnologia é o de tetraplégicos.

A aplicação desse protocolo de comunicação é ilimitada e ultrapassa a ficção científica, garantiu o docente. "A maneira das pessoas entenderem mais facilmente como ele funciona é observando o aparelho que realiza o exame de eletroencefalograma. Hoje já existem interfaces como a utilizada pelo Paulo Victor, que são sem fio e sem utilização de gel condutor. Mas esse não é o final da história. Ainda vai evoluir muito. As pessoas poderão interagir com a televisão, acender e apagar as luzes, ligar e desligar aparelhos só com o pensamento. Os sinais são codificados numa linguagem e quem controla isso é a pessoa", assegurou.

O fato é que estes sinais, quando associados a atividades ou estímulos mais complexos como interpretações de imagens, comandos motores e sensações, por exemplo, possuem comportamentos que podem ser classificados e interpretados por um equipamento eletrônico. Esta classificação é relacionada com um conjunto de assinaturas elétricas, gerando um código que é utilizado para a elaboração de um protocolo semiótico.

O conceito de protocolo está normalmente associado a padrões que são utilizados em processos de comunicação. Neste caso, no entanto, este conceito vai além da comunicação, acrescentou Miguel. A proposta de um protocolo semiótico está associada a um conjunto de símbolos que são interpretados como signos semióticos por sistemas inteligentes, podendo significar assim comandos mais complexos ou até meta-interpretações que podem evoluir ao serem processadas por outros sistemas inteligentes. Também podem ser considerados processos de aprendizagem que ocorrem em redes neurais biológicas ou artificiais.

Este mesmo protocolo, suportado por sinais elétricos sensoriais, captados diretamente do sistema nervoso central, permite a criação de interfaces eletroeletrônicas mais simples e até mesmo sistemas de aprendizagem mais eficientes. Portanto, será possível reduzir as etapas associadas à transferência de uma informação como parte da troca ou transmissão de um conhecimento específico.
imagem



Novas formas de comunicação



Brasileiros criam protocolo para máquina de interpretar pensamentos
A Máquina de Indução de Sensações é uma tentativa de unir os mundos real e virtual. [Imagem: Presenccia]

Miguel lembrou que uma linguagem universal suportada por signos sensoriais já era utilizada nos primórdios da humanidade, quando figuras com significados ficaram retratadas nas cavernas pelos povos primitivos, que não tinham a linguagem falada ou escrita para se comunicar.

"Podemos ir muito mais além da linguagem, uma vez que o tato, o cheiro, o som e até a imaginação podem gerar signos semióticos em nossa mente, com suas respectivas 'assinaturas' elétricas," sugeriu.

Em termos práticos, isso significa que bastará pensar em falar com alguém e o sistema fará a conexão, sem a necessidade de associar as pessoas a números telefônicos. Ou ainda, quando for necessário utilizar o editor de textos, seguramente não serão necessários o mouse ou o teclado. Bastará pensar no arquivo e o computador irá buscá-lo e abri-lo em sua tela.

Para Miguel, esse trabalho, que também está nos principais centros de pesquisas do mundo, ainda tem um longo caminho pela frente. Contudo, é uma inovação importante, que tende a mudar o conceito de relação homem-máquina nos próximos anos.

Essa interação, por exemplo com a área de Educação, será fundamental porque a principal ferramenta de transferência de informação na atualidade é o texto. "Escrevemos livros para permitir que outras pessoas tenham acesso às informações sobre os avanços tecnológicos desenvolvidos", exemplificou.

Neste momento, o pesquisador está finalizando a elaboração de um projeto que será apresentado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com docentes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), do L'Institut de Recherche en Communications et Cybernétique (IRCCy) na França e uma empresa na área de telefonia celular, dentre outras renomadas empresas dos setores eletroeletrônico e biomédico.

De Volta para o Futuro terá cinco episódios

imagem


Clássica série do cinema De Volta para o Futuro, e que há algum tempo foi anunciada versão para videogames. A novidade de hoje não é lá muitos animadora, mas pode parecer mais interessante do que o esperado.

Telltale será o estúdio responsável pela criação do título, e em um comunicado ficamos sabendo que o jogo será lançado em episódios. Serão cinco episódios no total, sendo lançado um por mês, começando esse mês. Confira quais serão esses episódios:
# Dezembro: “It’s About Time” (Episódio 1)
# Janeiro: “Get Tannen!” (Episódio 2)
# Março: “Citizen Brown” (Episódio 3)
# Abril: “Double Visions” (Episódio 4)
# Não definido: “OUTATIME” (Final)

Intel: "Chip com interconexões ópticas da IBM pode não ter fabricação eficiente"

A Intel admite que a abordagem da IBM para interconexões ópticas para chips é muito interessante e progressivo, mas alega que o seu próprio caminho é mais eficiente em termos de desempenho e de fabricação.

IBM's CMOS Integrated Silicon Nanophotonics combina dispositivos elétricos e ópticos em um único chip. A nova tecnologia da IBM pode ser produzido no front-end de uma linha padrão de fabriucação de CMOS e não requer ferramentas novas ou especiais. Com essa abordagem, os transistores de silício podem compartilhar a mesma camada de silício com dispositivos de silício nanofotônico. Segundo a IBM, a nova tecnologia acrescenta mais alguns módulos de processamento de fluxo padrão de fabricação CMOS, para permitir uma variedade de componentes de silício nanofotônico, tais como: moduladores, fotodetectores de germânio e multiplexadores ultra-compacto de divisão de comprimento de onda para serem integrados em circuitos CMOS de altodesempenho analógicos e digitais. Como resultado, um único chip transceptor de comunicação óptica pode ser fabricado em uma fundição CMOS padrão, em vez de montado a partir de várias peças feitas com tecnologia cara de semicondutores compostos.

Em contrapartida, a Intel propõe para fabricar chips usando as ultimas tecnologias contemporâneas de fundição e em seguida adicionar todos os elementos necessários para as interconexões ópticas.

"Essa pesquisa [IBM] é mais um exemplo alem de outros validadando que fotônicos de silício é o caminho para alta largura de banda e baixo custo de comunicações ópticas. Quando esta pesquisa é interessante, há ainda muitos desafios para comercializar esta abordagem como a integração de lasers e integração com processos avançados de transistores no futuro ", disse Nick Knupffer, gerente de comunicação global da Intel, em entrevista à ZDNet UK.

Segundo o representante da Intel, a abordagem da IBM, simplesmente faz da fabricação difícil. Por exemplo, os fabricantes de chips terão que desenvolver processos de fabricação de elementos ópticos relacionados em mente.

"Manter o CMOS e a fotônica separados permitirá o uso mais eficiente em termos energéticos, liderar o processo de fabricação para produtos eletrônicos com escala de velocidade de ligação. Para os sistemas exaescalares, a eficiência energética é uma preocupação importante. [...] Embora a abordagem [da Intel à nanofotônica] exija a união de fosfeto de índio para o silício, isto é feito no nível do chip ou da placa, permitindo-nos criar todos os lasers que precisamos em uma etapa de ligação ", disse Knupffer.

Filme "A Rede Social", que conta a história da criação do Facebook, estreia hoje no Brasil. Confira o trailler

Estreia hoje nas salas de cinema brasileiras "A Rede Social", do diretor David Fincher. O longa conta os bastidores do Facebook, criado por Mark Zuckerberg, que no filme é interpretado pelo ator Jesse Esenberg.

O filme "A Rede Social" foi baseado na obra "The accidental billionaires: the founding of Facebook, a tale of sex, money, genius and betrayal" ("Os bilionários acidentais: a fundação do Facebook, uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição"), livro de autoria de Bem Mezrich que chegou ao Brasil em novembro.

O filme, que estreiou nos Estados Unidos no último mês de outubro, arrecadou 23 milhões de dólares somente no primeiro final de semana de exibição. O diretor David Fincher, também este por trás em títulos como "Zodíaco", "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "Clube da Luta".
 

Dê uma espiada na sede da Microsoft

A equipe interna de notícias da Microsoft, Channel 9, recentemente fez uma visita à sede da empresa, levando uma câmera na brincadeira. Se você alguma vez quis ver como é o lugar que controla o Xbox, essa é a sua chance.

Não há nada particularmente escandaloso ou revelador nas imagens, mas é legal assistir a esse tipo de coisa. Qualquer um que tenha vários 360 quebrados, por exemplo, deve imaginar que o prédio seja a extensão da mandíbula negra das profundezas do inferno, sendo a eterna fornalha alimentada por suas almas e jogos riscados que vocês trazem consigo.

No fim das contas é apenas um edifício de negócios, cheio de pessoas que bebem café e comem na lanchonete do lugar.
 

Silverstone prepara fontes de alimentação Strider Gold

imagem

A SilverStone deverá muito em breve acabar anunciando a expansão das suas fontes de alimentação com quatro novas unidades. Totalmente modulares e com um certificado de eficiência 80Plus Gold. Estas fontes de alimentação fazem parte da série Strider Gold, estando disponíveis nas versões de 750W, 850W, 1000W e 1200W de potência.

As novas fontes de alimentação Silverstone têm um único rail de 12V, e condensadores de fabricação japonesa, estando em cumprimento com as normas ATX 12V 2.3 e EPS 12V. As Strider Gold possuem ainda um PFC activo (Power Factor Correction), sete tecnologias de proteção ( sobre-corrente, sobre- tensão, sobre-alimentação temperatura elevada, curto-circuito, sob-tensão, carga não ativa), um MTBF de 100.000 horas, e uma ventoinha de 135 milímetros, com nível de ruído que vai dos 19 dBA até aos 36 dBA.


imagem

imagem

imagem

Novo Extreme Trucker 2

Foram reveladas hoje novas fotos no Extreme trucker 2 que já esta em faze de testes, sem duvida será um ótimo game, onde podemos dirigir qualquer veiculo nos mais variados tipos de terreno

imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem

Asus mostra especificações de sua nova placa mãe chipset P67 Sandy Bridge

imagem
A Asus anunciou que está prestes a aumentar seus numeros em placas mãe quando se fala no quesito de estações de trabalho. Essa nova placa mãe é baseada no chipset P67 e estará a venda quando os processadores Sandy Bridge forem lançados. A P8P67 WS Revolution possui suporte para processadores de socket LGA 1155.
A placa da Asus é equipada com um EPU ( Energy Processing Unit) que é capaz de atingir suficiência energética de aproximadamente 92% com um circuito de alimentação digital de 16+2 fases. A placa vem com um chip NF200 da Nvidia o que faz a placa ter suporte para a tecnologia 3-Way SLI graças aos 4 slots PCI-E 16x. Quem comprar a placa mãe da Asus terá a sua disposição : quatro portas SATA 6GB/s, quatro portas SATA 3GB/s, quatro slots de memória RAM DDR3 2000+, duas ligações Gigabit Ethernet, duas entradas USB 3.0 e audio de 7.1 canais.
Aqui a imagem disponibilizada que mostra as especificações da placa mãe P8P67 WS Revolution, o próximo lançamento de peso da Asus.
imagem

THE Darkness

Brasileiros não podem baixar games para iPad

imagem


O iPad chegou às lojas brasileiras nesta sexta-feira (3), mas os usuários do aparelho no país não vão poder usar um dos maiores atrativos do aparelho: baixar games no App Store, a loja de aplicativos da Apple, fabricante do produto. O mesmo já acontece com os usuários de iPhone e iPod Touch

O problema é que, pela legislação brasileira, os jogos eletrônicos precisam passar por análise do Ministério da Justiça e receber a classificação indicativa de idade recomendada para o uso do jogo (livre, dez anos, 12 anos, 14 anos, 16 anos, 18 anos). Isso deve acontecer antes do lançamento no mercado

Mas, no caso da App Store, há milhares de jogos disponíveis, produzidos por vários desenvolvedores independentes, e essa lista é atualizada a todo momento. Por isso, segundo a Apple, não é possível fazer com que todos os games sejam submetidos ao ministério.

A Apple faz uma classificação própria sobre a indicação dos games, mas ela não vale no país. A empresa diz que “apenas segue a lei brasileira” e, por isso, não pode oferecer o serviço. Mas há desenvolvedores de jogos que burlam essa restrição e oferecem jogos ao “maquiar” os aplicativos e colocá-los em outras classificações, como “entretenimento”.

O ministério abriu no mês passado um debate público sobre a classificação indicativa. Hoje, cinco portarias regulam o assunto, o que inclui games, jogos de RPG, filmes exibidos no cinema e em DVD, programas de TV e obras de festivais e mostras.

A ideia é simplificar isso e produzir apenas uma portaria para essa classificação. O objetivo do debate é “coletar argumentos de pais, produtores e distribuidores de filmes, emissoras de televisão e qualquer interessado sobre o tema para atualizar os critérios da classificação indicativa”. Para participar é preciso acessar o site http://culturadigital.br/classind. O prazo acaba no próximo dia 18, e a nova portaria deve ser publicada ainda neste ano.

Número de usuários de internet no Brasil cresce 13,2% em outubro

O número de usuários residenciais ativos de internet  no Brasil cresceu 13,2% no mês de outubro, de acordo pesquisa do Ibope Nielsen Online. O mês fechou com 41,7 milhões de internautas, que acessaram a internet a partir de suas casas e do local de trabalho ao menos uma vez. Em relação a setembro, o número de usuários de ativos foi 2,8% maior.

Os sites que apresentaram o maior crescimento de audiência foram os de notícias, acessados 27,5 milhões de pessoas, de casa e do trabalho, em outubro. O número representa 66% de todos os internautas do país. Em setembro e agosto, a proporção de acessos a sites de notícias foi de 62%, respectivamente.

Segundo o Ibope, o aumento da audiência de sites de notícias se deu por conta das eleições, quando as pessoas passam naturalmente a buscar mais fontes de informação sobre seus candidatos. Levando em conta todas as formas de acesso à internet – residência, trabalho, lan house, bibliotecas e telecentros -, o número de internautas brasileiros de outubro foi de 67,5 milhões.

Google Chrome 8 final

O Google lançou nesta semana a versão final do navegador Google Chrome 8 (build 8.0.552.215) para Windows, Mac OS X e Linux.

Entre as novidades  estão a correção de mais de 800 bugs, visualizador de arquivos PDF integrado*, suporte para a Chrome Web Store e mais.

Usuários de versões anteriores deverão receber a atualização para a versão 8 automaticamente.

*Os arquivos são abertos em uma sandbox para reduzir os riscos à segurança.

imagem


imagem

Visualizando um PDF no Google Chrome 8 final

Download: http://www.google.com/chrome?platform=win&hl=pt-BR (Windows)
Download: http://www.google.com/chrome?platform=mac&hl=pt-BR (Mac OS X)
Download: http://www.google.com/chrome?platform=linux&hl=pt-BR (linux)

2010 melhor ano para divisão da Xbox

Dennis Durkin, um dos responsáveis pela divisão de entretenimento da Microsoft, afirmou que 2010 está a ser o melhor ano na história de tudo o que esteja relacionado com a Xbox.

Segundo ele, "Estes últimos três anos foram bons para nós. Tivemos alguns bons progressos sequencialmente a cada ano em termos de crescimento, conseguindo serem maiores que nos anos anteriores, e este ano foi o nosso melhor ano da história."

Obviamente que a Microsoft não se conforma com isso, e espera continuar a aumentar a rentabilidade da divisão da Xbox no futuro.

"Quero fazer dinheiro nas coisas que vendemos. Penso que o negócio de subsidiar as coisas de outros é algo do passado. Para nós trata-se de fazer dinheiro e extrair um valor das coisas que estamos a criar," explicou Durkin ontem durante uma conferência no evento Credit Suisse Group.

"Penso que com as peças que temos no dia de hoje na nossa plataforma de hardware, o ecossistema LIVE, e agora com o Kinect e o novo paradigma de controlo que temos com o Kinect, acreditamos que temos uma oportunidade real de ter um maior crescimento dentro de 5 a 10 anos."

EA revela estratégia para bater Call of Duty

A EA revelou a sua estratégia para conseguir retirar da liderança a série Call of Duty, ou seja, fazer um jogo melhor do que o da Activision.

John Riccitiello, CEO da EA, disse ao Kotaku que, "Se tivesse de escolher a história gostaria de escolher uma em que nós tivéssemos um jogo de 90 [no Metacritic] e eles um jogo de 85."

"O que tenho visto uma série de vezes na indústria dos jogos é que a forma como consegues ser líder de mercado que faz-te ter um jogo melhor uma série de vezes."

"Tenho grandes expectativas de fazer muito melhor em 2011 do que em 2010 sobre a força de uma série de produtos como Bulletstorm e Crysis 2, mas mais importante para nós é Battlefield 3, que penso que será incrivelmente bom."

Ninguém diria que a EA teve um mau ano com dois shooters como Medal of Honor e Bad Company 2 que tiveram vendas bastante fortes.

No entanto em comparação com Call of Duty: Black Ops os números ficam aquém. O título da Activision vendeu apenas num só dia 5.6 milhões de cópias, ou seja, mais do que os dois títulos da EA juntos.

Riccitiello disse também que o novo Battlefield está a ser construído sob um novo motor de jogo de segunda geração, tecnologia que acredita que irá surpreender.

"Penso que com este jogo iremos elevar bastante a categoria dos shooters na primeira pessoa a nível dramático," esgrimiu ele.

Acesso à Internet: Repetidor de sinais em seres humanos

Dias passam e a tecnologia avança surpreendente causando curiosidade, anseio e até mesmo, sustos na sociedade. Fatos que sempre presenciamos apenas em filmes, a tecnologia avançada envolvendo máquinas e humanos podem acontecer em nosso mundo atual.

Pesquisadores da Universidade de Belfast, Reino Unido, estudam que humanos serão capazes de ser um repetidor de sinais, na qual a pessoa poderá ser um “ponto”, seja para internet ou sinais de telefonia celular, como se fossem uma antena comum.

De acordo com os pesquisadores, para que esse método tecnológico se consolide, basta que cada pessoa induza, consigo mesmo, um sensor característico. Com essa expansão de sensores, a possibilidade de pontos de acesso, seja para telefonia celular ou internet, dispõe a abastecer uma cidade, contando que existam pessoas suficientes para cobrir a extensão adequada.

Dr. Simon Cotton, responsável pela pesquisa, aborda que o conceito dos sensores tem o objetivo de coincidir uma comunicação autônoma em celulares e aparelhos portáteis criando a body-to-body networks (redes corpo a corpo). "Nos últimos anos, tem-se realizado muitas pesquisas em antenas e sistemas projetados para compartilhar informações sobre a superfície do corpo humano. Até agora, pouco se fez para resolver o próximo grande desafio, que é uma das últimas fronteiras das comunicações sem fios - como aquela informação pode ser transferida de forma eficiente para uma posição fora do corpo”, explica Cotton.

O cientista conta o que vai favorecer a sociedade referente body-to-body networks e suas percepções do projeto. "A disponibilidade da body-to-body networks poderia trazer grandes benefícios sociais, incluindo a melhoria significativa dos serviços de saúde, através do uso de sensores junto ao corpo, para o monitoramento rotineiro em larga escala e para o tratamento de doenças fora dos centros médicos. Ajudaria também, aliviar a percepção pública dos efeitos adversos à saúde associados com as torres atuais e tornar o sistema ambientalmente mais amigável devido a um consumo de energia muito menor”.
Agora é só esperar. Segundo Cotton, os primeiros resultados de sua pesquisa calculam-se sair dentre de cinco anos. Clique aqui para mais informações.


Curiosidades

Na Ásia, pesquisas sobre sensores pelo corpo humano despertaram a atenção nas pessoas. Na Universidade da Coréia, o professor Sang-Hoon Lee mostrou que é possível transmitir informações sobre a pele utilizando eletrodos. Segundo o professor, a velocidade da transmissão dos dados, diante da pele, chegou em 10 megabits.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...