Privilegiar o conteúdo de boa qualidade. Com essa missão em mente, o Google anunciou nessa semana que fez uma grande alteração em seu algoritmo de resultados de busca. Aqueles sites meia-boca, que oferecem conteúdo duplicado ou que se baseiam em informações de procedência duvidosa, devem cair no ranking da empresa a partir de agora.
É bem verdade que o buscador mais usado no Brasil praticamente não dá detalhes sobre como o seu algoritmo funciona, até porque esse tipo de tecnologia é do mais alto grau de segredo industrial. Mas o Google garantiu que quase 12% das pesquisas mais comumente feitas pelos usuários serão afetados pela mudança.
Quem é que nunca entrou em um site para, só depois de ler tudo, descobrir que não tem fonte, ou que o texto ali publicado não tem qualquer embasamento teórico? Isso incomoda não só aos internautas, mas também ao Google, então não é de estranhar que a empresa esteja investindo contra esse tipo de conteúdo.
Se alguns sites vão cair no ranking, outros tendem a subir. O Google também revelou que o novo algoritmo passa a identificar e recompensar conteúdos. No caso, serão sites com informações de alta qualidade. Como exemplo, a empresa diz que análises densas e pesquisas acadêmicas devem ser beneficiados.
Por enquanto essas mudanças só dão as caras no Google para usuários americanos, mas a tendência é que comece a ser liberado em outros países em breve. E o curioso é que o Google usou aquela extensão para Chrome que bloqueia resultados de busca para saber o que os usuários decididamente não querem ver, e comparou com os sites que perderam posições no novo algoritmo. Não é que os dados bateram?
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