Para conseguir seu efeito tridimensional, o Nintendo 3DS engana o cérebro fazendo-o combinar duas imagens em uma só, criando a sensação de que as coisas estão saltando para fora da tela. E um oftalmologista japonês está preocupado com isso.
Como todos já sabemos, vários oftalmologistas já afirmaram que o efeito 3D do Nintendo 3DS é seguro – alguns disseram até mesmo que ele é “benéfico” para as crianças. Entretanto, a Nintendo está seguindo a lógica de que é melhor prevenir do que remediar, e está emitindo um aviso no seu novo portátil recomendando que menores de 6 anos não utilizem o efeito 3D.
E a empresa não está sozinha; outras empresas de eletrônicos que fabricam equipamentos compatíveis com 3D estão emitindo comunicados semelhantes. A razão para isso é que os olhos de crianças pequenas ainda estão em desenvolvimento.
O optometrista japonês Takuya Matsumoto escreveu em seu blog sobre a recomendação da Nintendo, acrescentando que casos graves de estrabismo têm se desenvolvido devido ao 3D.
Dr. Matsumoto aponta que o 3D cansa a visão, porque os olhos não estão se concentrando em um único ponto. Ele cita o caso de um menino de 4 anos de idade com um pouco de miopia que, depois de assistir a um filme em 3D, ficou vesgo e teve de ser operado.
“Eu acho que esse é um caso raro”, Dr. Matsumoto escreve, “mas pode ser mais seguro não mostrar para crianças menores de seis anos de idade quaisquer imagens em 3D, como alerta a empresa.” O médico acrescenta que as crianças menores ainda podem desfrutar das funções 2D do 3DS, algo que a própria Nintendo já salientou, também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras:
Não Flood
Não Xingue
Não Divulgue Outros Blogs
Não Limite palavras
Seja o mais Claro o Possível
Não tenha preguiça
Utilize quantos caracteres forem precisos.