terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ficha cadastral, nunca mais

Quantas vezes você preencheu um formulário na internet e aquele medinho, das informações vazarem na rede, bateu na consciência? São dezenas de perguntas invasivas que fazem o usuário gastar um enorme tempo de resposta.

Foi pensando nisto que o governo suíço lançou, em maio deste ano, a assinatura digital. O funcionamento é simples! O internauta adquire, numa agência dos correios, um cartãozinho de plástico chipado, ou um pen drive.

Toda vez que uma compra for realizada o usuário deve digitar a senha do cartão, ou conectar o dispositivo na rede. Os dados, automaticamente, são confirmados pelo governo. Nada de formulários, perguntas chaves e frases secretas. Que maravilha!

A Suíça investiu 17 milhões de francos no SuisseID. A validade é de três anos e o valor gasto pelo consumidor é de 33 francos anuais. Esta quantia, provavelmente, irá cair de acordo com a disseminação do uso. Até o momento, eles pensam em estender a tecnologia para as consultas e serviços públicos.

Outra qualidade deste cartão é na declaração do imposto de renda. Todos os gastos comerciais já são registrados no site do governo. Sistema parecido com a Nota Fiscal Paulista.

No Brasil, há um sistema de certificação digital, parecido com o SuisseID. Porém, é utilizado, apenas, em sites bancários. O governo nacional não cogita esta idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:

Não Flood
Não Xingue
Não Divulgue Outros Blogs
Não Limite palavras
Seja o mais Claro o Possível
Não tenha preguiça
Utilize quantos caracteres forem precisos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...