segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Contrato de licença do Kinect permite que a Microsoft espione jogadores

George Orwell se levanta e diz: “Eu já sabia!”

Um trecho em letras miúdas do contrato da Microsoft, fabricante da câmera com sensor de movimento e voz Kinect, deixa claro que o cliente não tem nenhum direito sobre sua privacidade em chat de voz, vídeos ou comunicações durante as partidas online.


Kinect is watching You. (Crédito: LazyGamer)

Segundo o site LazyGamer , o documento, chamado “End User License Agreement” ( EULA ), uma espécie de contrato de licença que declara o que o consumidor final pode e não pode, bem como os direitos do fabricante, possui uma cláusula com os seguintes dizeres:

Você não deve esperar qualquer nível de privacidade sobre o uso dos recursos de comunicação ao vivo (por exemplo, chat de voz, vídeo e comunicações em sessões de jogos hospedadas na Live), oferecida através do serviço.

Como dito pelo site MaxConsole , estes termos do acordo de serviço do Kinect indicam que a Microsoft pode deliberadamente monitorar a voz do jogador, bem como registrar tudo o que a câmera capta.

Não há como não citar 1984 , clássica obra de ficção de George Orwell.

O livro conta a estória de uma sociedade controlada por uma ditadura que usa câmeras nos lares para monitorar os cidadãos.

É deste livro o termo “Grande irmão” ou “Big Brother”, que muitos podem conhecer apenas do reality show televisivo, que justamente faz esta alusão por confinar moradores em uma casa vigiada 24h por dia por câmeras.

Até agora não há indícios de que a Microsoft irá utilizar este recurso para espionar os seus consumidores. Seria muito arriscado.

Mas, se quiser, este contrato garante que ela pode.

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