terça-feira, 14 de junho de 2011

O que é a Maldição do Terceiro Console?



A indústria de jogos é relativamente recente quando comparada a outras formas de entretenimento e ela anda até bem devagar, em ciclos de aproximadamente 5 em 5 anos, e como os antigos, em seus tempos primitivos, a maioria das pessoas ainda acredita em maldições.
Muitos já devem ter ouvido falar da Maldição do Terceiro Console, que antes era apenas uma brincadeira, mas começou a fazer sentido depois de um tempo. Mas afinal, o que ela é e por que acontece? Há uma explicação lógica para tal.
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Playstation 3, o terceiro console que perdeu a liderança (Foto: Divulgação)

Primeiro, vamos determinar sua origem. A Maldição do Terceiro Console conta de uma impossibilidade de se manter na liderança por três gerações seguidas. A Nintendo lançou o Nintendo 8 Bits, o Super Nintendo e caiu com o Nintendo 64, o terceiro console.
Então a Sony lançou o PlayStation 1 e o PlayStation 2 e muitos começaram a se lembrar da maldição. Qual não foi a surpresa quando o PlayStation 3 teve um desempenho horrível comparado a seus antecessores que eram líderes isolados de mercado. Estava comprovado, a maldição existia

as tomando um pensamento mais racional, o que é realmente aconteceu? A resposta está em ambos os livros que o presidente da Nintendo disse que sua estratégia com o Nintendo Wii e Nintendo DS eram baseados: The Innovator’s Dilemma e A Estratégia do Oceano Azul.
Em The Innovator’s Dilemma (que não foi publicado no Brasil) descobrimos o que é a Maldição do Terceiro Console e em A Estratégia do Oceano Azul vemos como é possível revertê-la, como Satoru Iwata fez.

Nintendo DS Lite, o primeiro a vencer a maldição (Foto: Divulgação

Após o GameBoy e o GameBoy Advance, se a Nintendo lançasse um terceiro portátil com os mesmos conceitos dos dois anteriores contra o PlayStation Portátil da Sony,
teria perdido a geração e sua liderança. Ao invés disso ela lançou o Nintendo DS e vendeu mais do que nunca. Antes dele, nunca um terceiro console havia mantido, que dirá expandido, o mercado de seu antecessor. Isso porque os ciclos de três representam fases distintas representando sucesso, mais sucesso e fracasso. Ascensão, apogeu e queda. Um movimento que parece ilógico, mas que Clayton M. Christensen, da Harvard Business School, estudou em The Innovator’s Dilemma.
Logo no primeiro capítulo, “Por que grandes companhias podem falhar”, Clayton explica: “Precisamente porque essas firmas ouviram seus clientes, investiram agressivamente em novas tecnologias que proveriam seus clientes com mais e melhores produtos do tipo que eles queriam, e porque eles estudaram cuidadosamente tendências de mercado e sistematicamente alocaram capital de investimento em inovações que prometiam o melhor retorno, eles perderam sua posição de liderança”.
Christensen mostra vários exemplos de empresas que perderam sua liderança (algumas nem sobreviveram) quando uma nova força entra no mercado e muda os valores deste. Como quando a Sony entrou com o PlayStation e criou uma ruptura do modelo de negócios da Nintendo e da Sega.
No entanto, Christensen atribui erroneamente a ruptura à mudanças de valores tecnológicos. Seria como considerar a vitória do PlayStation devido ao CD, a do Nintendo DS devido à tela de toque e a do Nintendo Wii aos controles de movimento. Em A Estratégia do Oceano Azul, W. Chan Kim e Renée Mauborgne explicam que não se trata de uma inovação tecnológica, mas uma inovação de valor.
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A Maldição do Terceiro Console é uma pirâmide. Um console começa com uma larga base, evolui para o segundo console com menos clientes e então chega ao topo, já com apenas um grupo seleto. Nesse ponto, ele perde para outro console, que está em sua base e torna a subir a pirâmide. O Nintendo 64 era o topo da pirâmide da Nintendo e o PlayStation a base da pirâmide da Sony.
 fonte: Techtudo

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