A maior câmera digital criada para uma missão espacial, com 1 bilhão de pixels de resolução, foi criada pela Agência Espacial Europeia (ESA) para examinar a Via Láctea, informou nesta quarta-feira (6) a agência em comunicado.
Para isso, a ESA precisou encaixar 106 dispositivos eletrônicos que formam um olho supersensível com o qual podem detectar estrelas cuja luminosidade é 1 milhão de vezes inferior ao que o olho humano pode perceber da terra.
Cientistas trabalham na maior câmera digital criada para uma missão espacial (Foto: Divulgação)
“Enquanto a vista humana pode ver milhares de estrelas em uma noite limpa, a operação traçará um mapa com bilhões de estrelas dentro da Via Láctea e galáxias vizinhas em cinco anos”, revelou a ESA. O projeto terá início em 2013. Apesar do rastreamento do espaço, a câmara classificará apenas 1% das estrelas da Via Láctea.
Por meio do projeto, se determinará o brilho e as características espectrais dos astros, além de suas posições e seus movimentos tridimensionais. O novo mapa elaborado pela agência espacial ajudará a classificar, além das estrelas, outros corpos celestes do Sistema Solar, além de galáxias mais distantes e quasares (fontes de energia eletromagnéticas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras:
Não Flood
Não Xingue
Não Divulgue Outros Blogs
Não Limite palavras
Seja o mais Claro o Possível
Não tenha preguiça
Utilize quantos caracteres forem precisos.