A Microsoft disse que agiu para restaurar a conta da usuária da Xbox Live que foi afetada por um golpe de phishing do exterior e cuja história mostramos recentemente por aqui. A empresa ressarciu todas as cobranças não-autorizadas feitas pelo criminosos enquanto as reclamações dela se perderam no atendimento ao consumidor, deixando a conta aberta.
Além disso, um representante da Microsoft disse ao Kotaku US que a empresa está revendo os seus procedimentos à luz desse incidente, outra manifestação embaraçosa de uma onda de crimes de phishing que tem afetado vários usuários.
"A segurança online dos membros da Xbox Live continua sendo da mais alta importância, motivo pelo qual nós constantemente tomamos medidas para proteger a Xbox Live de ameaças sempre diferentes", disse a empresa em uma declaração oficial. "Entretanto estamos cientes que alguns consumidores tiveram problemas em ter suas contas restauradas logo depois de terem relatado algum problema. Estamos trabalhando diretamente com esses consumidores para restaurar suas contas assim que possível e revendo nossos processos para garantir uma experiência positiva de atendimento ao consumidor".
A Microsoft ainda diz: "Apesar de normalmente não comentarmos casos específicos, a Microsoft pode confirmar que a conta em questão foi restaurada ao seu dono legítimo e todas as cobranças não autorizadas foram ressarcidas completamente". A vítima em questão, Susan, disse que perdeu US$300 da sua conta do PayPal enquanto tentava pedir que a Microsoft trancasse o seu usuário para impedir que isso acontecesse.
A empresa repetiu sua garantia de que "não houve quebra de segurança do serviço Xbox Live", o que pode até ser verdade, mas não ajuda a esclarecer o ponto central da questão: ainda há um jeito das pessoas terem suas contas invadidas e usadas para comprar pontos que depois são vendidos em sites de leilão.
É uma mensagem delicada, mas para cair em um golpe de phishing, a informação usada para invadir a conta geralmente vem de uma fonte externa como um site comprometido onde a vítima usa os mesmos dados de login e senha. A Microsoft não quer culpar a vítima, e nem nós. Mas talvez esse seja um bom momento para lembrar todos de trocar suas senhas, ou talvez usar algo que seja único à Xbox Live para que um phisher que consiga seu e-mail e senha por culpa da má segurança de outro site não possa usar os mesmos dados na Xbox Live.
Se você tiver algum problema parecido na Xbox Live americana, entre em contato o mais rápido possível com o atendimento ao consumidor do PayPal para suspender as cobranças e, logo depois, fale com a Microsoft para restaurar a sua conta da Live. Também não faz mal não clicar em links de e-mails ou sites suspeitos. No Brasil, a Microsoft atende pelo telefone 0800-891-9835.
Mas falando sério: é bom usar senhas únicas para qualquer site que guarde seus dados de cartão de crédito. É um pé no saco, mas é o único jeito de se manter mais seguro.
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