terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Turismo espacial: o sonho agora é real

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Tudo começa desde a aquisição do bilhete. Para isso é necessário fazer a reserva, através da própria empresa ou através de agências credenciadas.

Estas agências podem ser encontradas em países como Chile, Espanha, Colômbia, Argentina etc.; e em várias cidades como Flórida, Nova York, Califórnia (EUA), Chester (UK), Porto (Portugal), Sydney (Austrália) e Tóquio (Japão) entre muitas outras.

O preço único que fixou a companhia inclui a viagem espacial, três dias de estadia no exclusivo hotel Astronaut Hotel, em regime de pensão completa e três dias de treinamento teórico-prático.

A Virgin Galactic afirma que qualquer pessoa entre 18 e 80 anos, com boa forma física poderia ser tripulante de sua nave espacial.

A zona de operações da Virgin Galactic estará situada no primeiro SpacePort do mundo situado ao sul do estado do Novo México, nos EUA, e que tem o nome de SpacePort America.

A partir de 2011, este aeroporto espacial criado com base em um projeto do estudo de arquitetura FosterPartners, será o encarregado de acolher os primeiros voos comerciais ao espaço.

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A viagem ao espaço se realiza com duas naves. Os tripulantes que começarem sua aventura espacial irão sentados na SpaceShip Two (SS2), a nave que realizará o percurso suborbital.

Esta, por sua vez, irá acoplada à Virgin MotherShip Eve (VMS Eve), cujo nome é uma homenagem à mãe de Richard Branson, Eve Branson, desde o SpacePort.

Quarenta e cinco minutos depois, a uma altura de 50.000 pés (15 km), a SpaceShip Two se desacopla da MotherShip e, após alguns segundos de queda, acontece a ignição do motor.

Segundo dados proporcionados por uma das agências de viagem, "a nave é impulsionada a 4.000 quilômetros por hora e em 90 segundos alcança 110 quilômetros de altura. A atmosfera azulada se funde no negro infinito do espaço".

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Nesse momento a nave já está fora da atmosfera terrestre. Por isso, se desligam os motores para que, durante alguns minutos, os tripulantes possam observar a vista do planeta Terra, flutuando e desfrutando da falta de gravidade do espaço.

Após esses minutos de experiência, os tripulantes voltam a seus assentos para começar a reentrada na atmosfera terrestre e chegar planando ao Space Port.

Tal momento é o mais perigoso e difícil de todos. Por isso, para que a viagem seja o mais segura possível, Burt Rutan, encarregado de projetar e construir as naves, preparou "um sistema à prova de erros baseado na simplicidade".

Uma vez fora da atmosfera, a estrutura das asas da nave espacial pode girar cerca de 65 graus. Esta configuração permite um controle automático da posição com a fuselagem em paralelo com o horizonte e cria um atrito muito elevado quando a nave desce através das regiões superiores da atmosfera.

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A Virgin Galactic afirma que quanto mais complexo for um modelo mais possibilidades há de fracassos, portanto, "a redução do risco foi o elemento do modelo mais importante nos novos veículos".

Tanto a SpaceShip Two como a Virgin MotherShip Eve são fabricadas 100% em fibra de carbono. Um material ecológico, leve e muito resistente à força da gravidade e ao calor para que a reentrada à atmosfera terrestre seja o mais segura possível.

Segundo a companhia, os assentos foram projetados para proporcionar o máximo conforto aos tripulantes e diminuir, na medida do possível, a força da gravidade, que pode chegar inclusive aos 6G (no espaço não há gravidade portanto seria 0G e na terra qualquer corpo ao nível do mar no equador tem uma força de 1G).

Como esclarecimento, a força G que pode ser experimentada em uma montanha-russa veloz rondaria os 4G, ou a força à qual os airbags são acionados é em torno dos 3G.

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Segundo afirma a empresa, ela não descarta construir mais aeroportos espaciais no resto do mundo para favorecer este tipo de viagens. De fato já está em projeto outro SpacePort na Suécia para utilizá-lo em determinadas épocas do ano e poder ver a aurora boreal.

Deste modo, graças a esta empresa pioneira no mundo, viajar ao espaço se transforma, a partir de agora, em uma realidade para aquelas pessoas que queiram e possam se permitir.

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