quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

OI e GVT interessadas em transmitir o Brasileirão 2012, mas ameaça de racha entre os times é problemática



As últimas movimentações envolvendo a negociação para a compra dos direitos do Campeonato Brasileiro de Futebol a partir de 2012 podem ter reflexos significativos no mercado de TV por assinatura e, por tabela, para as empresas de telecomunicações(OI e GVT até o momento). A pressão dos dois maiores clubes de futebol em torcida (Flamento e Corinthians) sobre o Clube dos 13 para uma negociação individualizada, inclusive com a ameaça aberta de rompimento por parte do Corinthians, podem ser uma alternativa para a Globo ter uma opção caso perca os direitos para a Record, mas atrapalhará muito a negociação para as outras plataformas.

Na verdade, algumas definições tomadas pelo Clube dos 13 nesta terça, 22, já têm impactos na concorrência futura. Uma das ideias dos clubes, que era a venda de um jogo exclusivo para a Internet, está sendo descartada. Isso é bom para a Globosat, que assim preserva o seu modelo de pay-per-view, e péssimo para o Terra/Telefônica, que apostava nessa exclusividade.

Conforme publicou este noticiário, o grupo Globo tem, reservadamente, sinalizado para Corinthians e Flamengo que, caso eles rompam com o Clube dos 13, seria possível um modelo de negociação individualizado. Com isso, a Globo fortaleceria outros campeonatos (Copa do Brasil, Libertadores e Estaduais) e passaria a exibir apenas alguns jogos importantes do Campeonato Brasileiro, com times de grande torcida dissidentes do Clube dos 13 na TV aberta. No entanto, essa estratégia pode ser ruim para a Globosat, que teria mais dificuldade de montar o pay-per-view, baseado justamente na exibição de todos os jogos.

Risco para as teles

Há risco para as empresas de telecomunicações interessadas em entrar na disputa. Oi e GVT mantêm o interesse, segundo apurou este noticiário, e ainda costuram um eventual consórcio. Mas o modelo de negociação fragmentada também é ruim para elas, segundo avaliaram fontes familiarizadas com o processo. Avaliam que seria muito mais complicado dar forma a um modelo alternativo, já que não têm a experiência de operacionalização e negociação clube a clube do grupo Globo.

Outra variável que está sendo colocada: se a negociação com o Clube dos 13 se alongar demais, há a possibilidade de o PLC 116/2010 (projeto que cria novas regras para a TV paga) ser aprovado no Senado. Se isso acontecer, pela redação atual do projeto, as empresas de telecomunicações ficam proibidas de negociar a compra de direitos esportivos diretamente, e teriam que buscar um intermediário, complicando ainda mais a negociação.
fonte: Teletime

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