domingo, 13 de março de 2011

Ative a aceleração via hardware do Chrome 10



Finalmente o Chrome stable traz aceleração via hardware. Como o recurso ainda não vem ativado por padrão, é preciso mexer em opções secretas do navegador para ativá-lo. Aprenda como!

imagem

A principal inovação do Internet Explorer 9, a aceleração de páginas por hardware, utilizando toda a força da placa de vídeo instalada no PC para ajudar na renderização de páginas, hoje está disponível nos quatro principais navegadores do mercado: o próprio IE, Firefox, Opera e Chrome.

Curiosamente, dentre todos eles o único que oferece tal recurso na versão estável, ou seja, sem ser em versão beta ou RC, é o Chrome, justamente o último a implementar o recurso. Para os precavidos que utilizam a o navegador no canal stable, atualmente na décima versão, essa trouxe, enfim, a aceleração via hardware.

Apesar de disponível, ela não vem ativada por padrão. Felizmente, o procedimento para liberá-la é bem simples.

Primeiro, digite na barra de endereços "about:flags" (sem aspas) e dê Enter. Essa página abre uma série de opções experimentais, mais ou menos como os experimentos do Labs do Gmail. Lá, clique em "Enable" nos seguintes itens:

  1. GPU Accelerated Compositing
  2. GPU Accelerated Canvas 2D
  3. Web Page Prerendering

imagem

Depois, role a página até o final e clique no botão "Restart Now". Ao fazer isso, o Chrome será reiniciado e a aceleração via hardware/GPU estará ativa.

Uma boa forma de visualizar os efeitos práticos desse recurso é através do teste FishIE Tank, criado pela Microsoft para demonstrar a aceleração do IE9. Por padrão, o Chrome já pede arrego (leia-se não passa dos 15 fps) com cerca de 100 peixinhos na tela. Com mil, pode até travar o navegador. Já com a aceleração ativada... Veja por si mesmo:

imagem

Faça esse teste clicando aqui.

Com mil peixes na tela, o Chrome ainda segura a onda e mantém a renderização acima dos 30 fps, uma ótima marca, ainda que aquém das do IE9, por ora líder nesse quesito.

É importante notar que o desempenho, nesse tipo de aplicação e com a aceleração via hardware ativada, depende diretamente da placa de vídeo em uso. Os números acima foram obtidos com uma ATI Radeon HD 4850.
 fonte: Winajuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:

Não Flood
Não Xingue
Não Divulgue Outros Blogs
Não Limite palavras
Seja o mais Claro o Possível
Não tenha preguiça
Utilize quantos caracteres forem precisos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...