O ataque utiliza mensagens sobre o jogo Farmville, o filme Sex and the City 2 ou até mesmo sexo para estimular o usuário a clicar no botão e recomendá-las para toda sua rede de amigos.
Para não perceber que é um golpe, o usuário é encaminhado para uma página Web que contém fotos e vídeos sobre o tema em questão. Segundo Ricardo Bachert, diretor de consumo da Panda Security Brasil, “Mesmo sem introduzir vírus ou causar danos à maquina do usuário, está prática se constitui em crime e desvirtua o caráter gratuito do botão curtir”.
[...] "Pense em qualquer botão em qualquer site. Podem ser os botões do Digg, banners de CPC, da Netflix.... A lista é quase infinita. Imagine que o ataque ‘sequestra’ esse botão, ou seja, o usuário clica no botão pensando estar tudo bem, mas na verdade ele clica no que o cracker escolheu", comenta o pesquisador de segurança Jeremiah Grossman da WhiteHat Security.
Em português, clickjacking permite que crackers escondam programas maliciosos abaixo de um botão legítimo em um portal legítimo.
O verdadeiro negócio origina-se a partir de um sistema de pagamento por clique que os contabiliza e gera receitas para os afiliados toda vez que alguém clicar no botão. O golpe também oferece serviços pagos aos usuários em todas as páginas para as quais eles são levados.
“Os Cybers-criminosos podem ganhar dinheiro somente por fazer os usuários visitarem uma página da web com os anúncios, ou pior ainda, podem espalhar malwares e infectá-los através do mesmo sistema”, afirma Eduardo D’Antona, diretor corporativo e TI da Panda Security no Brasil.
O PandaLabs aconselha os usuários a terem cautela com mensagens marcantes recebidas a partir do sistema interno de mensagens do Facebook e tomar todas as precauções quando clicar no botão “curtir” ou em links para páginas externas. Também é recomendado que os usuários não entrem em nenhum banco ou cartão de credito a partir de aplicações que tentam vender qualquer tipo de teste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras:
Não Flood
Não Xingue
Não Divulgue Outros Blogs
Não Limite palavras
Seja o mais Claro o Possível
Não tenha preguiça
Utilize quantos caracteres forem precisos.